vertebrados
1- Caracterize o amnion e suas funções.
É uma membrana que constitui a bolsa amniótica o qual envolve e protege o embrião. Tem como função, produção do líquido amniótico, protege o embrião contra choques mecânicos, dessecação, mantém a temperatura do corpo e permite a movimentação do embrião.
2- Divisão inicial dos amniotas. São divididos em Synapsida (mamíferos) e Sauropsida, que subdividem em: Anapsida (Tartarugas) e Diapsida (Tuataras, serpentes, lagarto, crocodilo, aves, dinossauros)
3- Crânios anapsida, diapsida e sinapsida (exemplos).
Anapsida- Crânio sem abertura temporal atrás da órbita ocular
Ex: tartaruga
Diapsida- Crânio com duas aberturas temporais, uma lateral e uma dorsal Ex: Outros répteis e aves
Sinapsida- crânio com uma abertura temporal Ex: mamíferos
4- Definição e importância da gastrália e diafragma.
Gastrália- consiste em bastões ósseos na forma de V localizados na parede ventral do corpo com o ápice do V apontando para frente.
A locomoção bípede envolve somente os membros traseiros, sem o movimento do tronco, assim quando a movimentação é realizada, a ventilação pulmonar não é limitada pelos movimentos locomotores, pelo contrario, eles hiperventilam durante a locomoção.
Diafragma- lâmina muscular que separa a cavidade do corpo em uma porção cranial (a cavidade pulmonar) e uma porção caudal (a cavidade abdominal).
O diafragma é convexo cranialmente quando está relaxado e achata-se quando contrai. Esse achatamento aumenta o volume da cavidade pulmonar. Criando uma pressão negativa que leva o ar para dentro dos pulmões. Os movimentos do diafragma não entram em conflito com a locomoção.
5- Testudines (características, circulação, exemplos, respiração, reprodução – filopatria).
Características- casco (carapaça e plastrão).
Circulação- o sistema circulatório dos tetrápodes pode ser visto como dois circuitos: O circuito sistêmico transporta sangue oxigenado do coração para a cabeça,