Circuitos Urbanos No Bairro Santa Teresa 3
Regional
Alunos: Fernando Santos Ferraz
Tárick Lopes
Professores: Anamaria Murta
Samy Lansky
Memorial descritivo.
Para viabilizar o acesso de pedestres e ciclistas no bairro Santa Tereza, foram propostos circuitos específicos para os mesmos, bem como algumas alterações físicas no bairro. Essas propostas, procuram minimizar o impacto que a topografia do bairro tem sobre os seus usuários, permitindo, mesmo que de forma limitada, um trânsito mais acessível. São essas propostas: ciclofaixas, alargamento de calçadas, plano inclinado e nivelamento entre ruas e passarelas.
Os circuitos dos pedestres e ciclistas serão integrados, uma vez que ele foi projetado a partir do mapa de apropriação pela faixa etária de interesse durante a pesquisa, adultos, de 35 a 64 anos.
As ciclofaixas serão inseridas em algumas ruas do bairro à partir do estudo de uma topografia que procure beneficiar esse meio, como a rua Conselheiro Rocha, por exemplo, que conecta a Estação Santa Efigênia e a Estação Santa Tereza.
Na rua Salinas, é proposto a retirada de um dos estacionamentos presentes na via para o alargamento das calçadas. Já na rua Admina, a proposta foi de tornar a via mais útil, pois apesar de possuir uma inclinação bastante íngime tanto para pedestres quanto para ciclistas, pode ser utilizada pelos moradores daquela área. Na rua Adamina existe uma espécie de jardim que fica no meio da rua, onde só se tem acesso através de duas escadas que ficam em suas laterais. A proposta é retirar esse jardim (que não é cuidado), e colocar um plani inclinado e uma ciclovia.
Por fim, o nivelamento entre as ruas e as passarelas que ligam ao metrô serão niveladas, reduzindo o impacto da irregularidade de suas vias e calçadas, como na rua Mãrmore, por exemplo.
Circuitos dos ciclistas e pedestres Praça Duque de
Caxias
Mercado
Colégio Tiradentes/
Batalhão da Polícia
Militar
R. Silvianópolis
Av. Do Contorno
R. Tenente Durval
Igreja Santa
Tereza
R. Mármore
Bares