A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CONTEXTO DE DESASTRES
RESUMO:
O presente trabalho tem como tema, a Política de Assistência Social prestada em contexto dos desastres. Buscamos através da pesquisa uma primeira aproximação com a realidade social na qual se inserem os “desastres”. Com este propósito, analisamos os desastres ocorridos na cidade de Juiz de Fora - MG, mais especificamente nos bairros Santa Tereza e JK, em que tratamos a questão da assistência prestada aos afetados no momento do acontecido e posteriormente. Nestes bairros aconteceram deslizamentos de terra, envolvendo vítimas fatais, inúmeras famílias perderam suas casas, patrimônio de uma vida inteira. A rotina de vida destas pessoas foi completamente transformada, uma vez que passaram a depender da intervenção mais direta do Estado na reconstrução de suas vidas. Em nosso trabalho de campo entrevistamos moradores dos bairros, colhendo elementos de suas experiências diante do fato e a consequente luta junto ao poder público; procuramos saber o perfil dos moradores, conhecer suas realidades e lutas na busca de solução para os problemas gerados ou agravados naqueles contextos após a afetação vivenciada.
Palavras chave: Política de Assistência Social; Desastre; Território e Mercado imobiliário.
1- INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo avaliar a atuação da assistência social em contextos de desastres tendo por estudo de caso os afetados dos bairros Santa Tereza e Juscelino Kubitschek (JK), pelos eventos ocorridos em Juiz de Fora - MG – quais sejam: deslizamentos de encostas e edificações em março de 2008.
O tema é de extrema revelância para os Assistentes Sociais haja visto que em primeiro lugar, não é comumente explorado pelas pesquisas na área de Serviço Social, ainda que a contribuição dos assistentes sociais seja de extrema importância em espaços