Circuitos lógicos - Unidade lógica aritmética (ULA)
Resumo: A unidade lógica aritmética (ULA) é um circuito combinatório responsável pela execução de somas subtrações e funções lógicas, em um sistema digital. Utilizando o programa Logisim, se executa funções lógicas onde se cria um circuito lógico.
Palavras-chave: ULA, portas lógicas, Circuitos.
1) Introdução
A unidade lógica aritmética é um circuito combinatório que executa operações lógicas e aritméticas. ULA na verdade é uma calculadora e sua tecnologia já estava disponível quando os primeiros computadores modernos foram criados.
O modelo criado , é um exemplo de circuito lógico feito pelo software Logisim. Ao longo desse artigo irei descrever detalhadamente.
Este artigo possui 4 seções: 1 introdução, 2 Explicação da ULA, 3 Discussão sobre o que foi feito e 4 Conclusão.
2) ULA
A unidade lógica aritmética é a unidade de processamento que executa as principais operações lógicas e aritméticas do computador. Encontrada em vários circuitos integrados de diferentes especificações, é de extrema utilidade e importância, devido ao fato de que ela processa as informações que recebe de outros componentes de um computador e e faz junção aos resultados. Abaixo encontra-se um diagrama simplificado do circuito integrado de uma ULA.
A operação que deve ser executada com os dados de entrada (A e B) é determinada pelos sinais de controle (F) e dado o status através de (D) e o resultado é obtido na saída (R). A complexidade da ULA é proporcional à complexidade do sistema em que será utilizada; assim, sistemas simples permitem o uso de ULAs simples e sistemas sofisticados exigem ULAs sofisticadas. As operações são realizadas pela leitura de dois registradores fontes do banco de registradores, e com a escrita do resultado no registrador de destino.
Este é o circuito foi criado por meio do software Logisim, possui três portas lógicas: And, or e xor. Nessas portas são realizadas operações lógicas.
Caso