Microprocessadores
MICROPROCESSADOR
Wesley Félix Batista
2014
Introdução
As circunstâncias que se nos deparam hoje no campo dos microcontroladores têm os seus primórdios no desenvolvimento da tecnologia dos circuitos integrados. Este desenvolvimento tornou possível armazenar centenas de milhares de transistores num único chip. Isso constituiu um pré-requisito para a produção de microprocessadores e, os primeiros computadores foram construídos adicionando periféricos externos tais como memória, linhas de entrada e saída, temporizadores e outros. Um crescente aumento do nível de integração,permitiu o aparecimento de circuitos integrados contendo simultaneamente processador e periféricos. Foi assim que o primeiro chip contendo um microcomputador e que mais tarde haveria de ser designado por microcontrolador, apareceu.
Definição de Microcontrolador
Um microcontrolador é um sistema computacional completo, no qual estão incluídos uma CPU (Central Processor Unit), memória de dados e programa, um sistemade clock, portas de I/O (Input/Output), além de outros possíveis periféricos, tais como,módulos de temporização e conversores A/D entre outros, integrados em um mesmo componente. As partes integrantes de qualquer computador, e que também estão presentes, em menor escala, nos microcontroladores são:
●Unidade Central de Processamento (CPU)
●Sistema de clock para dar seqüência às atividades da CPU
●Memória para armazenamento de instruções e para manipulação de dados
●Entradas para interiorizar na CPU informações do mundo externo
●Saídas para exteriorizar informações processadas pela CPU para o mundo externo
●Programa (firmware) para definir um objetivo ao sistema
Unidade Central de Processamento
A unidade central de processamento é composta por uma unidade lógica aritmética
(ULA), por uma unidade de controle e por unidades de memória especiais conhecidas por registradores. Para que a CPU possa realizar tarefas é