Circuitos lógicos TTL
1. OBJETIVOS
Este trabalho tem como principais objetivos:
A compreensão e descrição dos diferentes modeloes de portas lógicas (STANDARD, S e LS) da família TTL (série 74), bem como suas diferentes configurações de saídas (TOTEM-POLE, TRI-STATE e OPEN-COLECTOR);
Desenvolvimento de uma porta lógica NAND, utilizando a técnologia S e uma saída na configuração TOTEM-POLE, utilizando para isso, componentes discretos.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
A Família lógica TTL (série 74)
Quanto à sua alimentação, utilizam uma fonte de tensão de +5 Vcc pondendo operar confiavelmente com uma faixa de alimentação entre +4,75 e +5,25 Vcc. Estes CI’s foram projetados para operar em temperaturas na faixa de 0º a 70º C.
As tensões aplicadas às entradas dos CI’s da série 74 não podem nunca ultrapassar +5,5 V, pois uma tensão maior que +5,5 V aplicada a um emissor do circuito de entrada fará em que, muito provalvelmente, a junção emissor-base entre no efeito avalanche, danificando irremediavelmente este trensistor. Existe também um limite para a maior tensão negativa que pode ser aplicada na entrada de um dispositivo da série TTL que é de - 0,5 V, devido ao fato de muitos circuitos TTL utilizarem um diodo shunt de prote;cão em dada uma de suas entradas.
Série TTL - STANDARD
Consome uma potência média de 10 mW, como resultado das correntes I CCH = 4mA e I CCL = 12mA; que produzem uma corrente média de 8 mA e uma potência média PD = 40 mW (que é a potência consumida por quatro portas NAND de um CI 7400).
Possui retardos de propagação típicos de t PLH = 11 ns e I PHL = 7 ns, os quais são usados para se obter o retardo de propagação médio, t pd (médio) de 9 ns.
Uma porta TTL -STANDARD pode alimentar em torno de 10 entradas TTL -STANDARD.
Os CI’s da série TTL 74-STANDARD oferecem uma combinação de velocidade e potência consumidas adequadas a um grande número de aplicações.
Várias outras séries TTL foram desenvolvidas após o