Circuitos eléctricos
Práticas Oficinais
CHAVES
Janeiro 2009
MÓDULO 11
- Circuitos de Iluminação e Sinalização -
Índice Programático
1- Circuitos de iluminação 1- Derivação simples: com lâmpadas de descarga e incandescentes 2- Comutação de lustre e de escada 3- Telerruptor e automáticos de escada
1. Circuitos de sinalização 1- Campainhas 2- Sinalização circuito de chamada com quadro de alvos 3- Sinalização circuito de chamada / resposta
2. Circuitos de tomadas 1- Monofásicas
2- Trifásicas
INTRODUÇÃO
O estudo de uma iluminação para ambiente interior ou exterior exige da parte do técnico alguns conhecimentos básicos sobre luminotecnia, nomeadamente sobre a modalidade de iluminação a instalar, tipos de lâmpadas e respectivas armaduras, potencias e, naturalmente, a sua localização.
Neste sentido, irá ser feita uma abordagem aos temas subordinados a Circuitos de Iluminação, Circuitos de Sinalização e Circuitos de Tomadas, para que os alunos adquiram as competências necessárias para a execução deste tipo de circuitos.
Esquemas eléctricos e simbologia
A representação esquemática de circuitos eléctricos pretende, tão-só, facilitar a consulta por outrem dos circuitos eléctricos correspondentes. Com efeito, num esquema eléctrico não se representa a constituição interna de cada aparelho integrante da instalação, pois não é esse o objectivo do esquema eléctrico. Em termos gerais diremos que os esquemas pretendem traduzir funções, interligações eléctricas/mecânicas e, dependendo do tipo de esquema, as ligações eléctricas minuciosas entre os diferentes aparelhos existentes.
Um esquema eléctrico é essencialmente constituído pelos seguintes elementos:
Símbolos - que representam elementos da instalação; resistências, díodos, máquinas eléctricas, relés, contactores, interruptores, etc.
Traços - que