Circuitos electricos
1. Introdução
A solução de circuitos, ou partes deles, pode ser simplificada por meio da aplicação de técnicas conhecidas como divisor de tensão e divisor de corrente, as quais são descritas nesta apostila. As regras de aplicação dos divisores são obtidas a partir das regras de associação série e paralela de resistores vistas anteriormente, as quais por sua vez derivam diretamente das Leis de Kirchhoff.
2. Divisor de Tensão
A regra do divisor de tensão se aplica a componentes (resistores) conectados em série, como no caso do circuito mostrado na Figura 1a, e destina-se a determinar a tensão sobre cada componente individual. A resistência equivalente para os terminais x-y é mostrada na Figura
1b, sendo dada pela relação:
R e = (R1 + R2 + R3 + R 4 + L + Rn )
(1)
A corrente em todos os componentes é a mesma, sendo dada pela equação: i= v v =
Re (R1 + R2 + R3 + R4 + L + Rn )
(2)
Desta forma, a tensão sobre cada resistor será dada pelas seguintes equações:
x+
+
v1
-+
R1
v2
R2
-+
v3
R3
-+
v4
R4
-
+ i (a)
v
_
y
Re x +
i
v
(b)
_ y Figura 1 - Divisão de tensão entre resistores em série
vn
Rn
-
PUCRS- FENG - DEE - Disciplina de Circuitos Elétricos I - Prof. Luís Alberto Pereira - versão de 13/4/2005
v1 = R1 ⋅ i =
página 2/4
R1 ⋅ v
(3)
(R1 + R2 + R3 + R4 + L + Rn )
v2 = R2 ⋅ i =
R2 ⋅ v
(R1 + R2 + R3 + R4 + L + Rn )
(4)
v3 = R3 ⋅ i =
R3 ⋅ v
(R1 + R2 + R 3 + R 4 + L + Rn )
(5)
Rn ⋅ v
(R1 + R2 + R3 + R4 + L + Rn )
(6)
L vn = R n ⋅ i =
As equações anteriores permitem determinar diretamente a tensão sobre cada resistor a partir da tensão aplicada aos terminais x-y. A regra geral é: a tensão sobre cada componente é a tensão aplicada aos terminais de entrada multiplicada pela resistência e dividida pela soma das resistências dos componentes.
Ao aplicar-se a regra é fundamental