Circuito transmissor fm
Tag por: amplificadores antena circuitos transmissores transmissores e rf transmissores fm
Esse projeto trata se de um amplificador de RF para FM de 1.5 Watts, inclui PCI, componente e instruções de como fazer as bobinas , montar e testar o circuito.
Você vai encontrar muitos esquemas de amplificadores de RF na internet, porém a maioria não explica como são feitos ou como funcionam. Também tem instruções mal explicadas de como fazer as bobinas.
Estágios do amplificador para o transmissor de FM PLL
Primeiro vamos dar uma olhada num amplificador Classe C e identificar os diferentes estágios.
Temos 3 estágios:
Entrada (Vermelho)
Saída (Azul)
Driver (Preto)
Vamos começar a focar no estágio de saída.
Em RF out, temos um resistor de 50 Ohms que representa a antena. A tensão DC é 12 Volts, que também será a tensão de pico senoidal.
Vamos dizer que nosso transmissor vai fornecer 5W. Podemos então utilizar a fórmula para calcular a impedância necessária → R = U2/2P = 12*12/2*5 = 14.4 ohm.
O driver (transistor), precisa de uma carga de 14,4 Ohm para ser capaz de fornecer 5 Watts de potência. Como a antena é de 50 Ohms E precisamos ter uma caraga de 14,4 Ohms, precisamos de algum tipo de adaptação de impedância. Um transformador de impedância mais utilizado é o Filtro Pi. Ele consiste de 2 capacitores e um indutor. No estágio de entrada termos a relação oposta. O Drive (transistor) tem uma baixa impedância (1 – 10 Ohms) e nós queremos que a impedância de entrada seja 50 Ohms padrão. Novamente precisamos de um estágio para converte a impedância de entrada para a impedância de entrada do driver (1-10 Ohms). Na maioria das vezes a impedância de entrada do driver não é puramente resistiva, também tem uma parte reativa. Nesse exemplo a impedância de entrada é (5-5J) Ohms.
Amplificador classe C básico
A imagem a abaixo mostra os principais