Engenheiro
Nos projetos de transmissores de FM é preciso pensar muito bem no modo como o sinal gerado vai ser modulado por uma fonte de áudio externa. Nos circuitos mais simples, as próprias características da configuração facilitam a modulação, mas numa aplicação mais crítica precisamos de um circuito apropriado. Neste artigo descrevemos um modulador com varicap que pode ser usado em muitos tipos de transmissores de FM, não importando a sua potência. Na modulação em frequência o sinal de RF gerado que tem uma frequência fixa quando puro (sem modulação) varia esta frequência entre dois valores fixos, acompanhando a intensidade de um sinal de áudio externo, conforme mostra a figura 1.
Modulação em freqüência (FM) A faixa de frequências em que o sinal varia é determinada pela profundidade da modulação que num detector (discriminador) é convertida novamente num sinal de áudio de baixa frequência. Este sinal de áudio recuperado pode ser então amplificado e reproduzido.
Nos transmissores mais simples, quando aplicamos o sinal de áudio num transistor oscilador, conforme mostra a figura 2, este sinal influi na corrente de base e, portanto sobre a polarização do próprio transistor, modificando assim suas características dinâmicas, incluindo-se as capacitâncias entre as junções.
Modulação simples de FM O resultado final é que a frequência gerada pelo oscilador varia sensivelmente com o sinal de áudio aplicado na base do transistor, o que corresponde a uma modulação em frequência.
Também é possível obter um efeito semelhante com um sinal de maior intensidade que atue na corrente de emissor do transistor, conforme mostra a figura 3.
Outra forma de modulação. No entanto, estes processos têm diversas deficiências, como, por exemplo, uma falta de controle na produção de harmônicas e mesmo sinais espúrios que podem implicar em interferências ou mesmo em distorções.
Uma maneira melhor de se modular um sinal em frequência é atuar