Transmissor FM
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Transmissor FM
Discentes: Antonio Miguel Curriel Manzoli João Paulo Henrique Oliveira
CUIABÁ, DEZEMBRO DE 2014.
1. Objetivo
O objetivo do relatório é demonstrar, basicamente, o funcionamento de um rádio FM transmissor, o processo de montagem, onde é utilizado, e analise de ondas de espectro por ele transmitida.
2. Introdução
O relatório vai demonstrar a função do radiotransmissor, que é um equipamento capaz de converter sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas eletromagnéticas, enviando-os para o espaço através de uma antena transmissora, para serem recebidos por um receptor. Sendo assim ele é composto por um gerador de oscilações, que converte a corrente elétrica em oscilações de uma determinada frequência de rádio; um transdutor que converte a informação a ser transmitida em impulsos elétricos equivalentes a cada valor e um modulador, que controla as variações na intensidade de oscilação ou na frequência da onda portadora, sendo efetuada em níveis baixos ou altos. A frequência da onda portadora varia dentro de um nível estabelecido a um ritmo igual à frequência de um sinal sonoro. Trata-se de um transmissor FM, elaborado para comunicação entre duas ou mais pessoas (dependendo da quantidade de circuitos transmissores e receptores disponíveis e ajustados ou interligados). É capaz de transmitir mensagens, de pequeno e médio alcance (até 40m), fazendo uso de ondas de rádio. Para seu funcionamento, o transmissor é dependente de um receptor de frequências, seja este de qualquer origem.
3. O Transmissor
Um transmissor FM é um dispositivo eletrônico que, com a ajuda de uma antena, propaga um sinal eletromagnético, numa frequência modulada que vai dos 88 MHz a 108 MHz.
Modulação é o processo através do qual voz, ou outro sinal "inteligível", é adicionado às ondas de rádio produzidas por