Apostila F Sica Experimental T Pico 5x
5.1. Confecção de um Relatório
5.1.1. Organização do relatório
Um relatório é uma descrição detalhada, clara e objetiva de um trabalho realizado. Descrição detalhada significa que o relatório deve apresentar todos os detalhes que sejam relevantes. Clareza e objetividade reduzem o esforço de leitura do relatório sem prejuízo da perfeita compreensão.
O relatório deve conter as seguintes partes:
• Resumo
• Introdução
• Descrição experimental
• Resultados das medições e cálculos
• Conclusão
• Referências bibliográficas
5.1.2. Resumo
O resumo poderá ter de 5 a 10 linhas e deve indicar sucintamente os objetivos da experiência, equipamento utilizado, principais resultados e conclusões. Isto é, o resumo deve dar ao leitor uma idéia preliminar sobre o conteúdo do relatório e, portanto, deve ser escrito depois de finalizado o trabalho. Gráficos e fórmulas não fazem parte do resumo. 5.1.3. Introdução
A introdução deve conter os objetivos da experiência, discussão do tema da experiência, apresentação das fórmulas teóricas, leis físicas utilizadas, deduções teóricas mais relevantes e outros comentários que parecerem importantes.
5.1.4. Descrição Experimental
Esta parte do relatório deve conter uma descrição completa e objetiva dos seguintes itens: ü ü ü ü arranjo experimental; procedimento experimental; características de instrumentos, incertezas de leitura e de calibração; cuidados particulares e detalhes relevantes.
29
A descrição do arranjo experimental deve incluir figuras mostrando características e dimensões relevantes. Em procedimento experimental, deve-se dar uma descrição resumida do procedimento utilizado e do método de medição de cada grandeza. Devem também ser apresentados nesta parte do relatório, características dos instrumentos utilizados, discussão de incertezas de leitura e cuidados particulares que tenham sido adotados na tomada de dados. 5.1.5. Resultados