Transmissor De FM Est Reo
Pequenos transmissores de FM com som estéreo podem ser usados como estações experimentais tanto com finalidade didática como num condomínio e até mesmo no laboratório de Telecom, para análise dos sinais e aprendizado. Apresentamos um pequeno transmissor, de algumas centenas de miliwatts de potência que pode ser montado com facilidade e com poucos componentes.
A sensação de volume que obtemos pela reprodução dos sons em sistemas estereofônicos vem justamente do fato de que existe uma separação entre os canais.
Sons captados por dois microfones colocados em posições diferentes num estúdio levam à captação dos sinais num sistema estéreo para posterior reprodução em alto-falantes separados.
Num equipamento amplificador estéreo convencional, por exemplo, a separação é simples, pois temos realmente dois canais separados que são trabalhados por dois amplificadores independentes.
Os sinais separados são então reproduzidos em alto-falantes situados em caixas diferentes.
No entanto, quando desejamos transmitir dois sinais de fontes diferentes utilizando um único sinal de alta frequência (portadora), como ocorre em FM, o problema é complicado.
Temos então de “misturar” de modo especial os sinais no transmissor por um processo denominado “multiplexação” que permite depois fazer a separação, recuperando os sinais originais.
A multiplexação é um processo padronizado para o FM, pois todas as estações emissoras devem fazer do mesmo modo para permitir que os receptores façam a separação para reprodução dos sons em alto-falantes separados, conforme mostra a figura 1.
Figura 1 - Princípio de operação do FM estéreo Assim, se quisermos que nosso receptor de FM estéreo separe os sinais, devemos fazer com que o nosso transmissor opere segundo o mesmo princípio.
Descrevemos então um circuito capaz de multiplexar sinais que são aplicados à duas entradas como, por exemplo, de um toca-discos, CD player, MP3 ou outra fonte e, aplicando-os ao