F Sica Dos Semicondutores Trabalho
Grupo de materiais que apresentam características elétricas intermediárias entre metais e isolantes.
Actualmente os semicondutores obedecem a duas classes básicas: orgânicas nas quais estão inseridos os polímeros e inorgânicas mais comumente utilizados atualmente.
Os materiais se arranjam na forma amorfa e cristalina. Nossos estudos serão baseados em materiais semicondutores inorgânicos e com arranjo cristalino de longo alcance (policristalinos e monocristalinos).
Definindo dois tipos diferentes de materiais em um diodo, um com elétrons fracamente ligados e outro com ligações vacantes – chamadas buracos – em sua estrutura electrónica, pode-se explicar porque a corrente no diodo passa em um sentido e no outro não. Nos cursos técnicos mencionados, os alunos aprendem na teoria a dinâmica electrónica que ocorre em um diodo, e na prática a aplicam através de um experimento que utiliza osciloscópios, geradores de onda e outros equipamentos caros, além dos componentes electrónicos a serem estudados.
Tipos de materiais
Os materiais semicondutores são sólidos cristalinos formados por átomos de um ou mais elementos químicos. Os compostos simples são geralmente da família IV da tabela periódica (Si, Ge); compostos binários são cristais formados por dois elementos diferentes, geralmente ligações entre elementos da família III com a V (GaAs, InP, AlSb, etc.), II e VI (CdTe, ZnTe, etc.) e IV-IV (SiGe). Quando três ou quatro elementos distintos formam um semicondutor são chamados, respectivamente, compostos ternários ou quaternários (concentrações distintas de In, Ga, Al, As, Sb e P). A composição interfere nas propriedades e funções do semicondutor.
Dopagem
A introdução de impurezas na estrutura dos semicondutores gera compostos que chamamos de dopados, e serve para alterar as propriedades elétricas, ópticas e estruturais do material. De maneira simplificada, podemos dizer que um diodo retificador der Si, é formado por uma região que contém