Circuito ressonantes
Neste trabalho será conceituado o que é :
• Freqüência de ressonância • Circuitos ressonantes • Largura de faixa
Será verificado também o comportamento do circuito RLC em paralelo e em serie , as aplicações desses circuitos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Freqüência de ressonância : É uma freqüência que provoca a igualdade entre as reatâncias capacitiva e indutiva.
Circuito Ressonante : É um circuito LC ou RLC que conforme a freqüência da rede que esta alimentando esse circuito, apresenta um valor que o caracteriza como freqüência de ressonância. Esse tipo de circuito possui a característica de apresentar a menor oposição possível a passagem da corrente elétrica.
Largura de faixa : É a faixa de freqüência em que a corrente do circuito RLC em série se mantém em um valor maior que 70,7% da corrente máxima.
Circuito RLC : É um circuito que contem resistor, capacitor e indutor, montados tanto em série como em paralelo. O circuito RLC é conhecido também como um circuito ressonante.
2.2 COMPORTAMENTO DOS CIRCUITOS
• Circuito Indutivo
No circuito indutivo, mantendo a mesma tensão constante em CA, a medida que a freqüência do gerador de freqüência aumenta, a reatância do indutor do circuito aumenta proporcionalmente descrevendo um comportamento linear. Logo abaixo temos um exemplo gráfico do comportamento de um circuito com indutor.
[pic]
gráfico da reatância
• Circuito Capacitivo
No circuito capacitivo, mantendo a mesma tensão constante em CA, a medida que a freqüência do gerador de freqüência aumenta, a reatância do capacitor do circuito diminui descrevendo um comportamento exponencial. Logo abaixo temos um exemplo de circuito com capacitor.
[pic]
gráfico da capacitância
Sobrepondo os gráficos da reatância indutiva com a reatância capacitiva, bem no