Circuitos Elétricos Complexos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Toledo
Engenharia Eletrônica
JOHN MARK LIMA PINTO
PAULO SÉRGIO DE MARCHI
ROBSON JEAN KREUZ
ULYSSES SOUZA GONÇALVES
VINICIO MILESKI MACHADO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE VARIÁVEIS COMPLEXAS
Toledo
2014
JOHN MARK LIMA PINTO
PAULO SÉRGIO DE MARCHI
ROBSON JEAN KREUZ
ULYSSES SOUZA GONÇALVES
VINICIO MILESKI MACHADO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE VARIÁVEIS COMPLEXAS
Atividade prática supervisionada apresentada ao Curso Superior de Engenharia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Toledo, como requisito parcial para a conclusão da disciplina Variáveis Complexas.
Professor: Leandro Antunes.
Toledo
2014
RESUMO
A aplicação de variáveis complexas é indispensável na resolução de circuitos elétricos, pela facilidade na resolução quando os circuitos envolvem fasores, ou seja, quando há presença de corrente alternada. Visto que os principais circuitos desse tipo fazem uso de indudores e capacitores, que possuem componentes reais e complexos na composição de sua impedância, é fundamental que se utilize técnicas de fácil assimilação e aplicação para a rápida solução do circuito.
Os métodos de variáveis complexas visam eliminar a necessidade da utilização de EDO’s para a solução do problema. A corrente alternada é função do tempo, contudo, sua solução direta neste domínio é complicada e por vezes demorada, veremos que as variáveis complexas nos possibilitam tratar o problema no domínio da frequência, que é de fácil solução, e posteriormente transformar o resultado obtido, para um resultado no domínio do tempo, compatível com o problema original.
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE GRÁFICOS
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
Este trabalho visa demonstrar a aplicação de variáveis complexas especificamente em circuitos circuitos elétricos