Ressonância em circuitos eletronicos
Circuitos Elétricos Industriais, ministrada pelo dr. Janison Rodrigues, e tem a intenção de introduzir o conceito e mostrar a importância de circuitos ressonantes e suas aplicações no mundo atual. O artigo contem as consequências de se ter um circuito como o qual em série e em paralelo, além de suas características. O trabalho foi realizado entre os dias de 20 de
Dezembro de 2014 e 25 de Dezembro de 2014.
Foi utilizado como fonte o livro “Análise de circuitos” em sua 12° edição, e do site
“http://www.ufrgs.br/eng04030/Aulas/teoria/cap
_12/circress.htm “
1. Introdução
Fig. 1.0-Gráfico de frequência de um circuito ressonante qualquer
2) Circuitos em série
Considerando associações em série de um indutor, capacitor e um resistor e uma fonte de tensão, como na Fig. 1.1, tem-se os cálculos relacionados a ressonância.
A ressonância é um fenômeno que ocorre quando se consegue equilibrar as reatâncias de um circuito, ou seja, quando a reatância indutiva é igual à reatância capacitiva.
Fig. 1.1
•
Ressonância em circuitos elétricos
2.1) Cálculos
O circuito ressonante é muito importante para o mundo atual por ser fundamental para o funcionamento de circuitos elétricos e eletrônicos.
Em um circuito RLC existem dois tipos de ressonância, uma para quando o circuito está em série, e outra quando o circuito está em paralelo.
O gráfico característico de um circuito ressonante é representado pela Fig. 1.0, onde o eixo X é representado pela frequência angular, que varia de acordo com a frequência, e o eixo Y é representado pelos valores de uma tensão qualquer.
A impedância total do circuito é dada por:
Zt=R1+Xl+Xc
Logo, como as reatâncias são iguais tem-se:
Zt=R1
A frequência angular do circuito pode ser encontrada em termos das reatâncias:
Como Xc = Xl ω*l=1/ω*c, logo ω²=1/c*l