Eletroténica
O assunto que será abordado neste relatório será ressonância em circuitos elétricos. O circuito ressonante ou que também pode ser chamado de circuito sintonizado, é um circuito muito importante, pois é fundamental para o funcionamento de uma grande variedade de sistemas elétricos e eletrônicos utilizados hoje em dia. O circuito ressonante é uma combinação de Resistores(R), indutores(L) e capacitores(C) que funcionam de forma máxima em uma certa frequência, a frequência de ressonância(fr).
O circuito ressonante diminui seu desempenho quando se distancia da frequência de ressonância, isso porque o circuito apresenta valores de tensão ou corrente muito baixos, apresentando pequena resposta no sistema. Um exemplo de circuito ressonante que utilizamos bastante no nosso dia a dia é o rádio e a televisão, que para cada emissora teremos uma curva de resposta. Quando o sistema é sintonizado para uma determinada emissora, estamos dizendo que a frequência é ou está muito próxima à frequência de ressonância. Estações que transmitem frequências afastadas da frequência de ressonância não são recebidas com potência significativa para afetar o programa de interesse.
O conceito de ressonância não se restringe a apenas sistemas elétricos e eletrônicos. Se aplicarmos impulsos a um sistema mecânico com uma certa frequência, este pode entrar em ressonância sofrendo grandes amplitudes. A frequência dessas oscilações é denominada frequência natural do sistema. Um caso que ficou bastante conhecido foi o da ponte de Tacoma Narrows, que foi construída em 1940 sobre o estreito de Puget, em Washington, Estados Unidos. Depois de quatro meses após a inauguração, a ponte que possuía um vão livre de 853m foi atingida por um vendo de aproximadamente 67km/h que a fez oscilar na sua frequência natural causando assim o rompimento da mesma.
Um circuito elétrico ressonante precisa ter tanto indutância quanto capacitância. Além disso, uma resistência sempre está presente, pois não