Eletroténica Básica
INTRODUÇÃO 2
1 O CIRCUITO 3
2 GRANDEZA NO CIRCUITO 3
3 TENSÃO, CORRENTE, RESISTÊNCIA, CIRCUITO. 4
4 TIPOS DE CORRENTE 5
6 CORRENTES CONTÍNUA E ALTERNADA 6
7 FONTES DE CORRENTE PARA SOLDAGEM 6
8 princípios de funcionamento do transformador 7
9 PRINCÍPIO DO RETIFICADOR 8
10 princípio GERADOR 9
11 QUADRO DE CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS DE MÁQUINAS DE SOLDA 10
FICHA TÉCNICA 12
INTRODUÇÃO
Os processos de soldagem a arco elétrico requerem um contínuo suprimento de energia elétrica, tanto para a alimentação de suas fontes de corrente, quanto à manutenção do próprio arco elétrico.
A seguir, serão apresentados termos técnicos indispensáveis à compreensão da eletrotécnica utilizada na soldagem manual a arco elétrico, identificando os tipos de corrente de alimentação da rede, curvas características do arco elétrico e os equipamentos para soldagem.
1 O CIRCUITO
Comparação:
2 GRANDEZA NO CIRCUITO
GRANDEZA
Hidráulica
Elétrica
Símbolo
Unidade
Pressão
Tensão
V
Volt
Volume Circulante
Intensidade da corrente I
Ampére
Oposição ao fluxo
Resistência
Elétrica
Ω
Ohm
3 TENSÃO, CORRENTE, RESISTÊNCIA, CIRCUITO.
3.1 SISTEMA HIDRÁULICO
A força motriz do fluxo hidráulico pode ser obtida por meio de pressão da bomba. O volume circulante é o fluxo no tubo condutor. Ele cresce com o aumento da pressão. O estreitamento obtido por meio de um registro de água e todas as outras resistências relativas à tubulação reduzem o fluxo de água, aumentando a pressão.
3.2 CIRCUITO ELÉTRICO
A força motriz da corrente elétrica é obtida sob a forma de tensão (V), por meio da fonte de corrente elétrica, em volt.
A corrente elétrica é obtida por movimento de elétrons no condutor elétrico. A intensidade de corrente I, em ampere, é equivalente a um determinado número de elétrons por