Conversores
MAKRON
s
11
s s
ss
s
INTRODUÇÃO
Os dispositivos de chaveamento em conversores com um controle PWM podem ser acionados para sintetizar a forma da tensão e / ou corrente de saída. Entretanto, os dispositivos são "ligados" e "desligados" na corrente de carga com um alto valor de di/dto As são submetidas a um esforço de tensão elevada, e as perdas de potência por chaveamento de um dispositivo aumentam linearmente com a freqüência de chaveamento. A perda no disparo e desligamento pode ser uma porção significativa da perda total de potência. Também é produzida interferência eletromagnética devido a altos di/dt e dv/dt nas formas de onda do conversor.
As desvantagens do controle PWM podem ser eliminadas ou minimizadas se os dispositivos de chaveamento forem "ligados" e "desligados" quando a tensão sobre um dispositivo e / ou sua corrente tornar-se zero. A tensão e a corrente são forçadas a passar através do zero pela criação de um circuito ressonante Le r chamado conversor de pulso ressonante. Os conversores ressonantes podem ser classificados em oito 1.
inversores ressonantes em
2.
inversores ressonantes paralelos;
3.
conversores ressonantes classe E;
4.
retificadores ressonantes classe
5.
conversores ressonantes com
..·... r.o'">'rne'rai"·,-,.
em tensão zero
503
504
Eletrônica de Potência - Circuitos, Dispositivos e Aplicações
Capo 11
6.
conversores ressonantes com chaveamento em corrente zero (ZCS);
7.
conversores ressonantes com chaveamento em tensão zero de dois quadrantes (ZVS);
8.
inversores ressonantes com interligação CC.
11
E
Os inversores ressonantes em série são baseados na oscilação de uma corrente ressonante. Os componentes de comutação e dispositivos de chaveamento são colocados em série com a carga para formar um circuito subamortecido. A corrente através dos dispositivos de chaveamento cai a zero devido à característica natural do circuito. Se