Biossegurança
• Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade): baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano. Exemplos: Lactobacillus sp. e Bacillus subtilis.
• Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento. Exemplos: Schistosoma mansoni e Vírus da Rubéola.
• Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento. Exemplos: Bacillus anthracis e Vírus da Imunodefi ciência Humana (HIV).
• Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a