Circuito rc
Disciplina: Fenômenos Eletromagnéticos
Grupo CG4: Eduardo Paniguel Oliveira (C) , João Vitor Moreno Gaiotte (F), Karl Wagner Acerbi (C) e Rogério Lopes Garcia (C).
Relatório referente ao 4º experimento
Professor: Rodrigo Rocha Cuzinatto
Resumo
No experimento proposto foi montado um circuito contendo resistores e um capacitor (RC), primeiramente o capacitor foi carregado, e em seguida, descarregado. Os resistores e capacitor conferiam ao circuito um tempo de 30 minutos e uma constante de tempo τ=(390±6 ) s para se obter 99% da carga total. Durante a carga e a descarga do capacitor foram medidos os valores de tensão a cada 30 s. Com esses dados, utilizando a Lei de Ohm, foram plotados gráficos de corrente por tempo. Esses gráficos foram linearizados através do método dos mínimos quadrados, obtendo-se então o valor de τ experimental de 609 ±3s para o carregamento e (562 ±3)s para o descarregamento. O ajuste feito apresentou um valor de χ²red não satisfatório para o carregamento (19) e para o descarregamento (27), indicando que as incertezas utilizadas foram subestimadas ou que deveriam ter sido consideradas outras incertezas.
1. Introdução
Um dos principais elementos dos circuitos elétricos usados atualmente são os chamados capacitores, que são componentes capazes de armazenar energia elétrica. São geralmente formados por duas placas condutoras paralelas, onde a carga é proporcional à diferença de potencial entre elas, e sua medida, capacitância, é dada em Farad [F] determinada pela razão de Coulomb por Volt (C/V) [1]. A capacitância (C) é a constante de proporcionalidade entre a carga do capacitor (q) e a diferença de potencial entre placas (V), como mostra a Eq.1 [1].
. q=C.V (1)
Através da Eq.1 tem-se que a capacitância é medida pela quantidade de carga necessária para que os