Circuitos rc
Resumo teórico
Um circuito resistor-capacitor/condensador (circuito RC), filtro RC ou malha RC, é um dos mais simples filtros eletrônicos de resposta de impulso infinito analógicos. Ele consiste de um resistor e de um capacitor/condensador, podendo estar ligados tanto em série quanto em paralelo, sendo alimentados por uma fonte de tensão.
Os circuitos RC são circuitos onde um resistor de resistência R é associado em série a um capacitor de capacitância C, assim como uma bateria de fem E. É preciso lembrar que não hã passagem de corrente contínua entre as placas de um capacitor, de modo que o tipo de corrente que se vai estudar é variável com o tempo.
Em primeiro lugar vamos lembrar como se carrega o capacitor (esquecendo por enquanto a resistência). Quando o circuito está aberto, a d.d.p entre as placas do capacitor é zero (“VC = 0”). Fechando o circuito com a bateria, cargas positivas (+q) fluem do pólo positivo da bateria para uma das placas, enquanto as cargas negativas (-q) fluem do pólo negativo para a outra placa. Com as placas carregadas, a ddp entre elas aumenta para VC = q/C. Neste processo a carga q aumenta com o tempo, é uma função do tempo q = q(t), assim como a ddp no capacitor. O carregamento do capacitor só termina quando a ddp entre as placas for igual à f.e.m da bateria.
Vc=QC
Equacao 1-d.d.p entre as placas do capacidor Ou seja, Q é o valor máximo da carga do capacitor.Se abrirmos a chave S do circuito o capacitor continua carregado, mesmo sem a bateria (lembre que ele funciona como um acumulador de energia elétrica). Se tirarmos agora a bateria, e conectarmos o capacitor a um resistor, ele irá se descarregar, ou seja q diminuirá agora com o tempo; pois as cargas acumuladas nas placas do capacitor fluem novamente pelo circuito,