Circuito em série, paralelo e misto
Engenharia Mecânica – Noturno
Laboratório de Física II – Prof. Júlio César
Relatório 5
Circuito em Série, Paralelo e Misto
Tellys Felipe Covolam
200090256
Felipe Rossetto Giusti
200090265
Kahio Richena Soares de Barros
205090112
Piracicaba, 09 de Outubro de 2010
1. Objetivos
Analisar circuito misto, medindo corrente e DDP nos seus resistores.
2. Fundamentos Teóricos
2.1 Circuitos em Série
É conhecido como um circuito série um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em série (de conexão em série, que é o mesmo que associação em série ou ligação em série). A associação em série é uma das formas básicas de se conectarem componentes elétricos ou eletrônicos. A nomeação descreve o método como os componentes são conectados.
Como demonstração, consideremos um circuito simples consistindo de duas lâmpadas e uma bateria de 9 V. Na ligação série, um fio liga um terminal da bateria a um terminal de uma lâmpada, depois o outro terminal desta lâmpada se liga à outra lâmpada e esta se liga no outro terminal da fonte, sendo esta ligação diferente da ligação paralela.
As grandezas que podem ser medidas neste circuito são: a resistência elétrica (medida em ohms (Ω)); I, a corrente elétrica (medida em ampéres (A), ou coulombs por segundo); e V, a tensão elétrica, (medida em volts (V), ou joules por coulomb).
No circuito série, a mesma corrente tem que passar através de todos os componentes em série. Um amperímetro colocado entre quaisquer componentes deste circuito iria indicar a mesma corrente.
Figura 1 – Circuito em Série
2.2 Circuitos em paralelo
É conhecido como um circuito paralelo um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em paralelo (de conexão em paralelo, que é o mesmo que associação em paralelo ou ligação em paralelo). É uma das