ELETROTÉCNICA
De
Eletrotécnica
Assunto: Circuito paralelo, circuito misto, Circuito em serie.
Nome: Sidney Falcão
Prof°: Henrique
Turma: MECL09/02COM -1.1
INDICE
Introdução 3
Circuito paralelo 4
Circuito misto 5
Circuito em serie 6
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
Em um circuito elétrico com uma fonte fornecendo corrente elétrica a uma carga, temos com certeza, a transformação de energia em calor, através do efeito joule.
A potência elétrica é o trabalho elétrico realizado na unidade de tempo. Como o trabalho elétrico realizado depende da tensão de alimentação do circuito e da corrente solicitada pela carga, podemos representar a potência por. P=v.i
A equação acima nos fornece a potência total que está sendo consumida pelo circuito.
Circuito em paralelo
Exemplo de ligação paralela utilizando resistores
A ligação paralela, ou circuito em paralelo, ou conexão paralela é uma das formas básicas de se conectar componentes elétricos ou eletrônicos. A nomeação descreve o método como os componentes são conectados.
Como demonstração, consideremos um circuito simples consistindo de duas lâmpadas e uma bateria de 9 V. Na ligação paralela, os terminais positivos das lâmpadas são ligados ao terminal positivo da bateria, e os terminais negativos das lâmpadas são ligados ao negativo da bateria, sendo esta ligação diferente da ligação série.
As grandezas que podem ser medidas neste circuito são R, a resistência elétrica (medida em ohms (Ω)); I, a corrente elétrica (medida em ampères (A), ou Coulomb por segundo); e V, a tensão elétrica, medida (medida em volts (V), ou joules por Coulomb).
A tensão é a mesma através de qualquer um dos componentes que estejam conectados em paralelo.
Para encontrar a corrente total, I, podemos utilizar a Lei de Ohm em cada malha, e então somar todas as correntes. Fatorando a voltagem e a mesma sobre todos os componentes,