seguranca do trabalho
Unidade III
CURSO DE LOGÍSTICA
DISCIPLINA: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
PROFESSORA: CÉLIA BEATRIZ GONÇALVES
SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e capacidade de trabalho do trabalhador.
Introdução à Segurança do Trabalho
Histórico
. Origem do Acidente – com a luta do homem pela sobrevivência: caça, pesca, cultivo da terra, extração de minérios até à produção em grande escala nas indústrias.
. 1556 - Georgius Agricola publica o livro "DE METALICA'", onde relaciona problemas de saúde na extração de ouro e prata (asma dos mineiros).
. 1700 - Na Itália é publicado por Bernardino Ramazzini o livro "DE MORBIS ARTIFICUM DIATRIBA", relacionando cerca de 60 profissões e as doenças a elas relacionadas. É considerado o "Pai da Medicina do Trabalho".
. 1760 e 1830 - Revolução Industrial e Invenção da Máquina a Vapor – os acidentes tomam dimensões significantes devido a: - produção de bens em série e em grande quantidade; - fábricas improvisadas; - máquinas sem proteção; - ambientes fechados/calor; - ventilação e iluminação precárias; - ruídos altíssimos; - jornada prolongada, etc.
. Mão de Obra – homens, mulheres e crianças: - sem treinamento; - sem restrição quanto ao estado de saúde; - desenvolvimento físico, etc.
. Conseqüência – elevado índice de acidentes com mortes, mutilações e surgimento das doenças profissionais
. Século XVIII – Europa – surgiram as primeiras leis de proteção aos trabalhadores:
. 1802 - Lei de Saúde e Moral do Aprendizes: - jornada de trabalho de horas/dia ; proibia o trabalho noturno; lavagem da paredes das fábricas 1 vez por