Circo de Nero
Vista da Praça de São Pedro (Antigo Circo de Nero)
Na cidade de Roma, do lado oposto do Rio Tibre nos jardins do imperador Calígula, conhecido por sua crueldade e pelas caligas militares que calçava, começou a construção de um circo, circo este que não pudera ser finalizado por Calígula, pois os problemas de estado e a revolta dos guardas pretorianos açoitavam o imperador que acabou por ser assassinado no ano de 41 d.C, abrindo as portas à um novo império, império este regido por Nero Cláudio César Augusto Germânico.
Nero focou seu império principalmente em diplomacia e comércio, construindo diversos teatros e arenas nas quais seriam realizados jogos e provas atléticas. Apesar de contribuir com a luta de Roma contra o Império Parta, o reinado de Nero ficou manchado pela tirania, extravagância e principalmente pela série de execuções, entre elas, da sua própria mãe, e de seu meio-irmão, alegando que este estaria apenas tocando sua lira enquanto Roma ardia em chamas.
O imperador também é considerado um grande e implacável caçador de cristãos, e realizava as execuções destes no circo o qual tomou então, o nome de Circo de Nero.
Um dos mais famosos mártires a passarem pelo circo foi São Pedro, quem teria sido dado por Jesus de Nazaré, o título de primeiro papa.
"E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." São Pedro recebeu também o título de primeiro bispo de Roma, o que foi fundamental para dar ao papa a primazia sobre a diocese a igreja, esse evento criou os termos “Apostólicos” e “Romanos”. Após toda a sua jornada através Jerusalém, e ter saído da prisão, foi para Roma e ficou lá até ser expulso pelo imperador Cláudio e voltar para Jerusalém para uma reunião de apóstolos sobre rituais judeus, voltando então para Roma e lá