cipa
ANHANGUERA
SANDRO APARECIDO POPOATZKI
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA)
CASCAVEL - PR
2014
SANDRO APARECIDO POPOATZKI
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA)
Pré Projeto de pesquisa apresentado para obtenção de parte da nota semestral na disciplina de Legislação Saúde e Segurança no Trabalho.
Orientador: Especialista em Gestão Publica e Gestão Estratégica de Negócios Gustavo Felipe de Mello
CASCAVEL - PR
2014
1 INTRODUÇÃO A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA- tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a prevenção da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) Nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08 /06/78 baixada pelo Ministério do Trabalho.
1.1 Contextualização O objetivo da CIPA é : Observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos. Sua missão é, portanto, a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores. Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho. Não obstante, a CIPA é um órgão supra corporativo e independente, não subordinado a nenhuma área da empresa nem a nenhum funcionário desta.
.
1.1.1Tema
O autor deverá especificar a temática a ser desenvolvida. O tema deverá ser amplo, ou seja, sem uma delimitação daquilo que se pretende estudar, pois a delimitação do tema será