cinética
O efeito magnético é aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. A existência de um campo magnético em determinada região pode ser constatada com o uso de uma bússola: ocorrerá desvio de direção da agulha magnética. Este é o efeito mais importante da corrente elétrica, constituindo a base do funcionamento dos motores, transformações, relés, etc.
Aplicações do eletromagnetismo
1- O aquecedor solar:
Trata-se de uma placa metálica de cor negra que absorve radiação solar. Nesta placa ocorre a transformação da energia solar em energia térmica, isso ocorre pois a radiação eletromagnética carrega energia consigo.
2 - Forno de microondas:
Este aparelho tão difundido nos lares dos brasileiros não passa de um gerador de campos elétricos oscilantes no tempo. Quando uma onda possui frequência entre 0,3GHZ e 300GHZ ela é denominada microonda, um forno de microondas produz radiação de 2,5GHZ e , portanto, radiação de microondas.
As microondas causam vibrações no dipolo das moléculas de água, aquecendo-na. Sendo assim todos os alimentos que possuem água são esquentados. O trunfo dos recipientes que pode ser levados ao microondas é exatamente este, ele não possui água em sua composição.
A remoção do campo magnético aplicado faz com que os prótons retornem aos seus estados originais, liberando a energia acumulada sob a forma de ondas eletromagnéticas que são facilmente detectadas pela aparelhagem eletrônica. Formando assim as imagens por ressonância magnética. È muito usado na construção de geradores de energia elétrica, dentre estes destacam-se os alternadores ou geradores de corrente alternada, que propiciam maior rendimento que os de corrente contínua por não sofrerem perdas mediante atrito. A base do alternador é o eletroímã, núcleo em geral de ferro doce e em torno do qual se enrola um fio condutor revestido de cobertura isolante. O dispositivo gira a grande velocidade, de modo que os pólos magnéticos