Cinética Química
CINÉTICA DE REAÇÕES
SÃO LUÍS 2014
INTRODUÇÃO:
O estudo da cinética química refere-se as velocidades das reações apesar desse termo “velocidade” para reações químicas ser incorreto pois no inglês o termo rate (taxa) é o que define o estudo. Contudo pode-se referenciar que para se encontrar a velocidade média das reações podemos variar sua quantidade pelo tempo, como na fórmula abaixo:
V =
Sendo que essa variação na variação na quantidade pode ser no número de mols, massa e volume.
A teoria microscópica das reações ou teoria das colisões foi desenvolvida com o intuito de explicar por que as diferentes reações possuem diferentes velocidades, aumentando-a ou diminuindo-a com cada fator estabelecido, sendo fatores necessários para a ocorrência de reação:
Devem ocorrer choques entre as moléculas;
Os choques devem ser eficientes, com a energia mínima para que ocorra a reação ou seja a energia de ativação. Quanto maior é a energia de ativação menor velocidade será da ocorrência da reação.
Nem todo choque com a energia mínima faz com que ocorra a reação é necessário que se tenha uma orientação adequada na reação.
As velocidades de reação sofrem alterações muito grandes em decorrência da alteração de alguns fatores. Entre pode ser destacado a concentração de reagentes, a temperatura, a pressão sobre os reagentes, a fragmentação de reagentes sólidos, a fase de agregação dos catalisadores.