Cinética Química
Pressão (gases): A diminuição do volume provoca um aumento de pressão, o aumento de pressão por sua vez aumenta o número de choques entre os reagentes, assim há um aumento na velocidade da reação.
Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato maior o número de colisões entre os reagentes, logo aumenta a velocidade da reação.
Temperatura: o aumento da temperatura faz aumentar o grau de agitação das moléculas, isso aumenta o número de colisões entre os reagentes e acelera a reação.
Catalisador: É uma substância capaz de diminuir a energia de ativação de uma reação, consequentemente aumenta a sua velocidade. (ele não participa da reação).
Inibidor: É uma substância capaz de aumentar a energia de ativação de uma reação, consequentemente diminui a sua velocidade.
Concentração de reagentes: quanto maior a concentração, maior o número de moléculas, tendo em vista que para que uma reação ocorra é necessário que aja choque entre as moléculas, quanto maior a concentração, maior é a velocidade da reação.
Podemos concluir que as reações podem ter diferentes velocidades, desde reações que levam frações de segundos para que ocorra como as reações ácido/ base, até reações que levam milhares de anos para ocorrerem, como o decaimento radioativo. Diversos fatores influenciam nessas velocidades que neste caso o que mais influenciará será a natureza dos reagentes. O estudo da cinética das reações é muito importante para que possamos prever o tempo que uma reação levará para ocorrer.