Cinética Química
Cinética
Experimento feito e concluído em laboratório no dia: 03/10/2012
Integrantes do Grupo:
Nomes:
Professores:
Experimento 9: Cinética
Resumo:
Este relatório, referente ao experimento número 10 diz a respeito de Cinética Química, isto é, a velocidade com que as reações ocorrem, e o tempo para que elas se completem tendo como parâmetro a Equação de Arrehenius.
Para isso foram usados água destilada, tiofosfato e ácido sulfúrico, com suas concentrações, e mL devidamente estabelecidas. Para que o experimento tenha êxito, os elementos químicos foram colocados em cinco tubos de ensaio, e com uma pipeta graduada, com uma diferença de 1 mL entre a água destilada e o tiossulfato, o mL do ácido sulfúrico foi mantido o mesmo para todos os tubos. E quando todos os reagentes já estavam no tubo foi cronometrado o tempo em que a reação se completou.
A ordem com que foram inseridos em cada tubo foi; primeiramente a água destilada, o tiossulfato e por último o ácido sulfúrico com uma concentração de 0,30 M.
As mesmas reações foram submentidas a temperaturas diferentes. Os cinco tubos reagiram em temperatura ambiente (26ºC), em água aquecida (35ºC) e com temperatura fria (05°C), para isso, os tubos foram colocados em uma caixa com gelo. Os dados referentes à quantidade de mL para cada elemento químico em cada tubo estão descritas com mais detalhes no decorrer do relatório.
Objetivo:
Estudar a velocidade das reações químicas das substâncias envolvidas no experimento e compreender a relação da cinética com os fatores que alteram a taxa de reação.
Introdução:
A cinética química é a área da química que estuda a velocidade, ou o grau de velocidade, das reações. O estudo da cinética química tem grande importância e nos permite entender diversos assuntos que envolvem reação química e velocidade. Ela se relaciona por exemplo com a rapidez com que um medicamento é capaz de agir, com o fato de se a