Cinética Química: Velocidade das reações químicas
Através do experimento utilizando um medicamento antiácido (Sonrisal), este relatório aborda a importância da velocidade das reações tanto em indústrias quanto no cotidiano. Ela depende da temperatura, pressão, concentração de reagentes, luz, presença de catalizadores, superfície de contato e natureza dos reagentes.
Quanto maior a temperatura mais rápida a reação é processada. Sobre maior pressão externa, ocorre o aumento da concentração dos reagentes devido ao fato de que o volume interno é menor. O número de colisões entre as partículas também influenciam na velocidade da reação, sendo assim a concentração de reagentes elevada faz com que ocorram mais colisões. Certas reações são favorecidas por incidência de luz, pois ela é capaz de decompor algumas substâncias. Os catalizadores são substâncias capazes de acelerar uma reação, por exemplo, ao facilitar a quebra das moléculas. Ao aumentar a superfície de contato, a velocidade da reação também aumenta. Vale ressaltar que as reações que ocorrem entre íons são mais rápidas.
2. OBJETIVOS
Verificar com a prática fatores que afetam a velocidade de reações químicas. Fazer anotações sobre os métodos realizados em tal prática e informar os resultados obtidos.
3. MATERIAS UTILIZADOS
Água oxigenada (10 vol/vol);
Água destilada;
Pregos;
Batata;
Pipeta;
Béquer;
Conta-gotas;
Cronômetro;
Termômetro;
Cristais de Iodeto de Potássio;
Cadinho de porcelana e pistilo;
Vidro de relógio;
Tubo de ensaio;
Soluções de sulfato de cobre (1,0M, 0,1M, 0,01M).
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1. ESTUDO DA VELOCIDADE DE REAÇÃO EM DIFERENTES TEMPERATURAS E EM FUNÇÃO DA SUPERFÍCIE DE CONTATO
Adicionar ¼ de uma pastilha de Sonrisal em um béquer contendo 50 mL de água à temperatura ambiente. Medir o tempo gasto (utilizando o cronômetro) para total dissolução da mistura. Repetir o procedimento com água quente e gelada.
Adicionar ¼ de uma pastilha triturada de Sonrisal em um béquer contendo