Cintilografia
CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
CINTILOGRAFIA
BELO HORIZONTE
2014
CINTILOGRAFIA
Monografia apresentada ao programa de
Técnico em Radiologia da Escola Técnica de Formação profissional Meta.
Orientação: Prof. Leonardo César da Conceição
Radiotecnólogo
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
Apresentação 04
O que é Cintilografia Nuclear? 05
Vantagens e Desvantagens 05
Principais tipos de Cintilografias 06
Orientações pré-exame 06
Como é realizado o exame? 07
Existe algum risco com relação ao material radioativo utilizado? 07
Existe algum cuidado de acompanhamento especial depois do exame? 08
CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
APRESENTAÇÃO
Os exames de imagem tornaram cada vez mais importantes para o correto diagnóstico e tratamento a determinadas patologias. Dada a sua importância, é notável a evolução dos métodos para obtenção de imagens utilizadas na medicina atual, dos quais merecem destaque os de medicina nuclear.
A Cintilografia Nuclear é um método diagnóstico que permite o estudo da fisiologia dos diversos órgãos. Os exames são indolores, não invasivos e extremamente seguros.
A radiação que o paciente recebe para o exame é muito pequena e os radiofármacos, ao contrário dos contrastes, não causam reações adversas. Pacientes idosos, recém nascidos e pacientes com problemas renais também podem realizar Cintilografias sem riscos.
Frente a esta evolução, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura a fim de acompanhar tal processo, tendo como tema o exame de Cintilografia Nuclear.
O que é Cintilografia Nuclear?
A gama-câmara (cintilografias) é uma especialidade médica que dedica-se ao diagnóstico e tratamento de diversas doenças, através da utilização de pequenas quantidades