Cintilografia de perfusão Miocárdica
Cintilografia é um método de diagnóstico que utiliza substâncias radioativas e um aparelho capaz de medir sua presença nos diferentes órgãos do corpo humano.
O aparelho – Gama-Câmara – capta e mede as emissões radioativas e transforma as informações em imagens, que representam a presença do material nas diferentes regiões do corpo.
As imagens mostram gradações diversas de cor, de acordo com a quantidade de radiação detectada, significando uma concentração maior da substância marcadora no local a ser estudado.
A Cintilografia tem aplicação em várias áreas da Medicina, como Cardiologia, Oncologia e Clínica Médica. O tipo de substância radioativa utilizada varia de acordo com o órgão ou tipo de tecido humano a ser avaliado.
O exame cintilográfico do coração possibilita determinar se o músculo cardíaco está recebendo suprimento de sangue adequado ou se uma área específica está mal irrigada por uma artéria coronariana, que pode estar obstruída. Tudo isso de forma não-invasiva evitando assim uma coronariografia, que demandaria uma intervenção dentro das artérias do corpo, com maior potencial de risco e utilização de contrastes à base de iodo e Raio-X.
O exame dura alguns minutos, sem grandes transtornos para o paciente. A única restrição é a permanência do paciente, logo após a injeção da substância marcadora até a realização do exame, no Departamento de Medicina Nuclear do hospital.
Cintilografia de perfusão Miocárdica:
Este teste consiste na visualização do fluxo sanguíneo no coração.
Anamnese: Perguntar ao paciente se ele faz uso de medicamentos para colesterol, pressão ou diabetes; caso sim, o médico deverá ser comunicado e o mesmo fará as recomendações necessárias para a realização do exame. - É comum solicitar o uso de xaropes contra tosse três dias antes da realização do exame, a fim de prevenir movimentos involuntários que possam atrapalhar a realização do mesmo.
Indicações:
→Histórico familiar de doenças