Cinetica quimica
Introdução As reações químicas ocorrem em velocidades diferentes, por exemplo o processo de digestão dos alimentos que leva algumas horas ou uma explosão que é instantânea. Enquanto umas demoram horas, dias, anos, outras levam uma fração de segundo para ocorrer. Podemos observar que algumas reações químicas acontecem com mais rapidez e outras mais lentamente, mas nem toda reação química acontece no mesmo tempo. Às vezes é importante controlar estas reações, tornando-as mais rápidas ou mais lentas. A cinética química é uma área da Química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que alteram esta velocidade. Veja algumas reações químicas:
- formação da ferrugem, que levam anos para se formar;
- dissolução de uma pastilha efervescente, que levam alguns segundos;
- decaimento radioativo, que pode levam muitas vezes bilhões de anos;
- queima de uma vela, que levam algumas horas;
- queima de um palito de fósforo, que levam alguns segundos;
- formação das rochas, que levam alguns milhões de anos.
Cinética A cinética é a parte da química que estuda as velocidades das reações onde, com o aumento da temperatura se aumenta a velocidade.Existem fatores que influenciam na velocidade como “temperatura”, “superfície” e “concentração de reagentes”.
Velocidade de uma reação A velocidade de uma reação é a variação da concentração dos reagentes pela variação de uma unidade de tempo. As velocidades das reações químicas geralmente são expressas em molaridade por segundo (M/s). A velocidade média de formação de um produto de uma reação dado por:
Vm = variação da concentração do produto / variação do tempo A velocidade da reação decresce com o tempo. A velocidade de formação do produto é igual a velocidade de consumo do reagente.:
Velocidade da reação = variação da concentração dos reagentes / variação do tempo A velocidade das reações química pode ocorrer em escalas