cinetica quimica
Curso: Eng. Civil
Campus:
Cabo Frio
Semestre-Letivo/Ano: 2014.1
Período:
Professor:
ALUNO/GRUPO:
PRÁTICA No:
TÍTULO DA PRÁTICA:
Cinética química I
OBJETIVO(S):
Constatar experimentalmente fatores que influenciam a velocidade das reações.
REAGENTES:
KMnO4, H2SO4, Na2S2O3, HCl(6,0 mol/L), HCl(0,6 mol/L), MnO2, zinco em pó, NaNO3, Ferro em pó.
EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS:
Tubo de ensaio, Estante, Pêra, Pipeta graduada, Béquer, Prego, Placa de aquecimento.
INTRODUÇÃO:
O termo “cinética” está relacionado a “movimento” quando se pensa nele a partir de seu conceito físico. Entretanto, nas reações químicas, não há movimento, mas sim mudanças de composição do meio reacional, ao longo da reação.
A cinética química é a parte da química que estuda as velocidades das reações onde, com o aumento da temperatura se aumenta a velocidade. Existem vários fatores que influenciam na velocidade como “temperatura”, “superfície” e “concentração de reagentes”, “luz”, “presença de catalisadores”. Esses fatores nos permitem alterar a velocidade natural de uma reação química.
FUNDAMENTOS:
Velocidade da reação
A velocidade de uma reação é definida como sendo a diminuição da concentração de um dos reagentes na unidade de tempo. As concentrações são normalmente expressas em mol por litro (mol/L) e o tempo em minutos (min) ou segundos (s).
A maneira mais usual de se medir a velocidade de uma reação química é a relação entre a concentração de um dos reagentes do meio reacional e o tempo. A velocidade instantânea de uma reação é usualmente calculada a partir da evolução da Concentração ao longo do tempo.
Velocidade Instantânea
Nas reações químicas a velocidade a cada instante é diferente da velocidade média. As velocidades instantâneas nunca são as mesmas, possuindo valores diferentes durante a reação. Se os intervalos de tempo utilizados nas medidas da