Cinema Paradiso
O filme escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore foi lançado em 1989 e ganhou diversos prêmios internacionais. Com um roteiro emocionante, interpretações memoráveis, sequências meticulosamente elaboradas e trilha sonora inesquecível, o longa se tornou um clássico do cinema e conquista, até hoje, a admiração e respeito dos amantes da 7a arte.
Cinema Paradiso tem como protagonista um bem sucedido cineasta chamado Salvatore que, 30 anos após ter ido tentar a vida em Roma, retorna pela primeira vez à sua cidade natal na Cicília em consequência da triste notícia do falecimento de Alfredo, um importante amigo de infância. Na noite em que recebe a notícia, visivelmente tocado, Salvatore lembra dos tempos em que era conhecido como Totó. A maior parte do filme se desenrola nas doces lembranças do protagonista em toda a sua tragetória da infância até a fase adulta.
A história narra a bela relação de amizade que se desenvolve entre o adulto ranzinza Alfredo e o simpático garoto Totó. Órfão de guerra por parte de pai, sem muita perspectiva como habitante de uma pequena cidade e já prisioneiro passional da magia do cinema, Totó conquista aos poucos a amizade de Alfredo que o ensina tudo o que sabe sobre o ofício de projetista de cinema. Com isso, o menino que dormia na missa, dava “cola” na escola e era incompreendido pela mãe, trocava as dificuldades relacionais com igreja, escola e família por uma outra realidade, onde passaria a ter uma referência paterna, uma profissão específica e a possibilidade de estar em contato direto com o que mais o encantava.
Mais à frente, a história também apresenta ao público a descoberta da paixão adolescente entre o protagonista e a bela jovem burguesa Elena. Nesse ponto, Totó já se encontra estabelecido como projetista do Novo Cinema Paradiso e, após uma série de acontecimentos, consegue conquistar o coração de sua tão desejada loira de olhos azuis. Porém, posteriormente, o jovem casal apaixonado se vê separado