Cinema Paradiso
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
DEBORA ANIZ AMARAL
RESENHA E RELATÓRIO
Campo Grande, MS
2014
Resenha Cinema Paradiso
TORNATORE, Giuseppe. Cinema Paradiso – filme, 1988. 2h35min duração. Comédia dramática. Italia – França.
O filme Cinema Paradiso de Giuseppe Tornatore se passa em uma pequena cidade da Sicília antes da chegada da televisão, quando o cinema tinha todo seu brilho e glamour, voltado para as grandes produções, onde a população de uma cidade inteira se maravilhava com as cenas de arte de cada filme.
Cinema Paradiso mostra a paixão de um menino pelo cinema e sua amizade com Alfredo, o projetista da cidade, juntos eles constroem a mais bela forma de amor fraternal. Totó fugia para o cinema e ia se encontrar com Alfredo que muitas vezes o mandava embora, porém Totó sempre ficava. O filme nos mostra todas as fases do cinema e suas belas criações passando por cenas dos grandes clássicos, exceto pelas cenas de beijo que o bispo da cidade fazia Alfredo cortar.
O cinema sofre um incêndio deixando Alfredo cego, se não fosse por Totó ele teria morrido, então Alfredo ensina tudo o que sabe ao garoto para que ele possa projetar os filmes no novo cinema reerguido por um morador da cidade que acabava de ganhar na loteria. Uma nova fase começa na vida de Totó, ele pode finalmente trabalhar com que mais ama: o cinema.
Totó cresce e tem seu primeiro amor e sua primeira desilusão, vai embora para Roma e lá se torna um famoso cineasta, retorna a sua cidade natal após muitos anos quando fica sabendo da morte do grande amigo Alfredo, aquele que um dia ensinou tudo o que ele sabe e serviu ao mesmo tempo de amigo e pai. Com a volta de Totó retornaram também todas as suas lembranças dos anos no Cinema Paradiso, da sua amizade com Alfredo e seu amor por Elena.
O cinema na cidade será demolido para dar lugar a um prédio comercial, toda uma geração assiste a demolição e podemos sentir a história de cada um,