Resenha filme cinema paradiso
Título Original: Nuovo Cinema Paradiso
Direção: Giuseppe Tornatore
Gênero: Drama
Origem: Itália-França, 1989
Duração: 123 minutos
Introdução
O filme conta a história de Salvatore, um garoto que desde pequeno ama o cinema graças ao Cinema Paradiso de sua cidade.
Estrutura
O filme tem um quê de nostalgia todo especial. Em formato de recordação, assim mesmo não se priva dos xingamentos que as personagens trocam entre si e caracterizam bem a população de uma cidadela da Itália. O mais interessante no filme são as passagens de outros filmes tão “clássicos” quanto ele.
AVISO: Caso queira ler o Resumo COMPLETO do livro (spoiler), clique no botão "CONTEÚDO" abaixo.
Conteúdo
O filme começa com uma senhora tentando avisar seu filho, que mora em Roma, da morte de um amigo querido. Quando o filho chega em casa, é avisado por sua amante que Alfredo havia morrido, e ele então começa a divagar, a retornar à cidadela onde viveu. Recorda os tempos de infância, quando era coroinha da Igreja, e era apaixonado pela cabine de projeção do Cinema Paradiso (que funcionava dentro da Igreja). O projecionista era Alfredo, que não deixava o menino chegar perto porque naquela época as películas se incendiavam facilmente. Mesmo querendo dar uma de durão, Alfredo se torna grande amigo de Salvatore, apelidado de Totó. Este, por sua vez, sempre capturava alguma película censurada pelo padre da cidade e guardava carinhosamente dentro de uma lata. Um dia, porém, as películas da lata pegaram fogo e quase mataram sua irmã, causando grande cólera na mãe (frustrada por seu marido não ter retornado da Rússia na Segunda Guerra Mundial). Alfredo promete não deixar o menino entrar no Cinema Paradiso novamente, mas é forçado a contrariar sua promessa quando se vê diante de um teste no primário da escola e Totó o ajuda a responder. O menino aprende a mexer nas películas rapidamente, é muito esperto.