APS psicologia do desenvolvimento ciclo vital
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
2015
1. INTRODUÇÃO
A Psicologia do Desenvolvimento pretende observar, descrever e explicar as mudanças mais significativas no decorrer do desenvolvimento. Em linhas gerais, esta ciência é voltada ao estudo do desenvolvimento humano em todos os seus aspectos: físico-motor, cognitivo, afetivo-emocional e social. O aspecto físico-motor refere-se ao crescimento orgânico e à maturação neurofisiológica. A cognição integra a capacidade de pensar, raciocinar, abstrair. A afetividade indica o modo particular de o indivíduo integrar e reagir às suas vivências. O aspecto social nos mostra como o desenvolvimento do indivíduo se dá em sua relação aos outros e ao mundo em que vive. É importante salientar que todos esses aspectos se interrelacionam mutuamente ao longo do desenvolvimento (SANTANA, 2008)
Levando em consideração o exercício desta ciência, este trabalho tem o propósito de relacionar os dados observados no filme Cinema Paradiso do diretor Giuseppe Tornatore com o conhecimento teórico adquirido na disciplina, apreciando reflexões realizadas sobre os aspectos considerados durante o ciclo vital.
1.1 Psicologia do desenvolvimento
Ao falar sobre psicologia do desenvolvimento: ciclo vital, fala-se da valorização da capacidade de mudança e de adaptação do indivíduo às diferentes fases e às diversas tarefas que tem que realizar ao longo da vida, o desenvolvimento pode ser entendido, então, como um processo que tem início na concepção e termina apenas na morte. (Borges, 1987). Estudar o Ciclo Vital significa admitir que o desenvolvimento humano ocorre durante a vida inteira e cada período é influenciado pelo que aconteceu antes e irá afetar o que virá depois.
Na disciplina em questão o desenvolvimento humano está dividido em fases, sendo que cada fase tem sua importância, características e valores especiais. Esta divisão é recorrente na