Cinema Moderno
A Hollywood domina o cinema a nível mundial, logo o grupo menciona-a neste trabalho. Discutimos e propomo-nos a apresentar uma seleção dos “melhores” 5 filmes desde a década de 70 até ao ano 2009. O grupo coloca aspas no vocábulo melhores, pois não são os nossos favoritos. Foi através de uma pesquisa sobre os filmes que tinham arrecadado mais prémios, que tinham mais fãs, que tinham revolucionado o cinema (nomeadamente com efeitos especiais), e que tinham gerado mais dinheiro, que o grupo decidiu como os “melhores”. Todos os filmes que o grupo vai analisar pormenorizadamente, são norte americanos. Decidimos mencionar sempre os filmes pelo título original (em inglês), por sinal de respeito ao país de onde este foi criado e também porque em alguns filmes, os títulos dos mesmos (por exemplo em português) não correspondem aos originais. Nesta parte do trabalho, falaremos também dos prémios mais conceituados na indústria cinematográfica – os “Óscares” – e em seguida o regresso do fenómeno do 3D ao cinema.
“Óscares” (Academy Awards, originalmente em inglês) é um prémio entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, Califórnia, em 11 de Maio de 1927. São entregues anualmente pela Academia, em reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica, como realizadores, atores e argumentadores. A cerimónia formal na qual os prémios são entregues, é uma das mais importantes do mundo.
O “Óscar” é o troféu mais famoso e cobiçado do mundo do cinema. É entregue anualmente no Teatro Kodak, na cidade de Los Angeles (Estados Unidos da América) aos que mais se destacaram no ano anterior em categorias como ator, atriz, realizador, fotografia, música, argumentador e melhor filme, apesar de existirem 25 categorias diferentes. Os vencedores são escolhidos por mais de 5.800 membros votantes da Academia, de diversas nacionalidades. A cerimónia de entrega dos “Óscares” é vista ao vivo na televisão por