Cinco vezes favela
OS INDIVÍDUOS PARTICIPAM DIFERENTEMENTE DE SUA CULTURA
(pag.83) Um candidato a um emprego sabe que o empregador dispõe apenas de duas alternativas básicas: conceder-lhe o lugar ou não Nem sempre, porém a falta de comunicação acontece porque um padrão de comportamento foi quebrado, mas porque as vezes os padrões não cobrem todas as situações possíveis.
(Pag.82) Todos os membros de nossa sociedade sabem que uma forma cortês de solicitar algum tipo de favor é a de perceber o pedido com a expressão "por favor".Sabem também da necessidade de agradecer formalmente o atendimento conseguido com as palavras "muito obrigado."
A CULTURA TEM UMA LÓGICA PRÓPRIA
(pag.86)A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.
(pag.84) Tal fato ocorre em período de mudança cultural e principalmente, quando estes são denominadas por forças externas, quando surgem fatos inesperados e de difícil manipulação .
(pag.97) O tempo constitui um elemento importante na análise de uma cultura. mudaram padrões de beleza. Regras morais que eram vigentes passaram a ser consideradas nulas: hoje uma jovem pode fumar em público sem que a sua reputação seja ferida.
(pag.98)Talvez seja mais fácil explicar a mudança raciocinando em termos de padrões ideais e padrões reais de comportamento. Nem sempre os padrões ideais podem ser efetivados.
A DIFUSÃO DA CULTURA
(Pag.104) Os antropólogos estão convencidos de que, sem a difusão, não seria possível o grande desenvolvimentoatual da humanidade.
Bibliografia: Cultura um conceito antropológico/ Roque de Barros