O pensamento sociológico de max weber
Resenha
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE MAX WEBER
ÍNDICE
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE MAX WEBER
1- Sociedade e História
2- Caráter compreensivo da Sociologia
3- Tipo ideal: instrumento metodológico
4- Ação Social e seus tipos
5- Capitalismo triunfo da racionalidade
6- Tipos puros de dominação
7- Burocracia como modelo de administração moderna
8- Conclusão
Sociedade e história
A repetição dos eventos sócias e a capacidade de se controlar e manipular os dados referentes à sociedade deixa de ser algo certo e passa a constituir um desafio para os cientistas. Max Weber (1864-1920) nega a viabilidade dessa ciência em produzir leis deterministas acerca dos fenômenos sociais. Para ele, descobrir leis e constâncias na sociedade é impossível, uma vez que o fluxo de relações entre os homens e as instituições é caótico e desordenado.Suas análise ele percebeu que entender os outros momentos históricos é fundamental para o homem do presente, mas que isso não proporcionava a formulação de leis e generalizações, mas sim comparações e avaliações críticas. Exemplo: a economia brasileira.
Cada momento histórico é singular e resultado de uma série de fatores econômicos, políticos, religiosos, culturais etc . de seu próprio tempo. Essa é uma contribuição essencial da sociologia de Max Weber. Exemplo: o fenômeno religioso.
Weber formulou sua compreensão da sociedade negando tanto a perspectiva positiva como a materialista. Esta também via o conhecimento sociológico como histórico e baseado na observação da multiplicidade de fenômenos sócias, como as classes e o mercado. A perspectiva materialista de karl Marx, Weber enfatiza que as transformações sócias não podem ser explicadas somente pelas relações econômica. A economia e as formas de produção são importantes mas não, explicam as condições históricas em sua totalidade. Para Weber, é possível entender as relações humanas sem buscar a formulação de leis sem