Os pensamentos sociológicos de max weber
CURSO DE PEDAGOGIA
TEXTO DE OPINIÃO
CURITIBA
2012
Karina Marques do Carmo
TEXTO DE OPINIÃO
Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de Sociologia da Educação, do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.
Prof. Orientador: Valéria Tortato
CURITIBA 2012
Os pensamentos do sociólogo Max Weber , em minha opinião foram os que mais acrescentaram para a educação da sociedade em que vivemos hoje.
Segundo Weber, a sociologia é essencialmente hermeneutica,ou seja, ela esta em busca do significado e dos motivos que os próprios indivíduos atribuem as ações; e é neste sentido que a sociologia é sempre compreensiva.
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais, o objeto da sociologia ou fato social para ele seria a AÇÃO SOCIAL, onde os indivÍduos orientam-se através das ações dos demais.
As normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais, pois os individuos escolhem sempre diferentes normas de conduta, sendo que as ideias coletivas, só esxistem através da reciprocidade das suas ações num determinado sentido.
As escolhas culturais assim como as individuais, implicam perdas e ganhos.Perceber aonde temos a aprender com outros povos e sociedade é uma reflexão que deve ser simultânea aquilo que devemos rejeitar como impróprio.
Como exemplo de ação social podemos citar as eleições, quando um eleitor define seu voto orientando-se pela ação dos demais eleitores, temos aí uma ação de um indivíduo, mas esta ação só é compreensivel