Cinco For As De Michael Porter
O estudo feito sob a perspectiva de Porter é de extrema importância. Ele possibilita enxergar quão atrativo é o segmento de mercado em que a empresa está inserida. Analisa o nível de ameaça dos novos entrantes, fornecedores (poder de barganha), compradores (poder de barganha), produtos substitutos e da rivalidade entre concorrentes.
Barreiras à entrada de concorrentes:
A barreira de entrada deste segmento de eletrodomésticos é considerada bem elevada. Existe uma competição entre as empresas de grande porte e uma intensa briga por uma parcela do mercado. Temos vários fornecedores devido a variedade de produtos que dificulta as empresas que estão surgindo a comprar os produtos, por tratar-se de um inúmeras negociações com empresas fornecedoras diversas. As empresas mais tradicionais que estão no mercado possuem um menor custo de compra, as entrantes tem um custo elevado devido ao valor do investimento inicial ser alto por consequência do custo dos produtos a serem comercializados.
Ameaça de produtos substitutos
Quase nula. A Selfshop é uma revendedora, o surgimento de produtos substitutos não tem grandes consequências negativas na empresa, que pode até usar desses produtos para ter uma vantagem sobre os concorrentes diretos sendo a primeira empresa a divulgá-los e comercializa-los.
Poder de negociação dos clientes
Altíssimo poder de barganha. O mercado é extremamente disputado, temos vários concorrentes vendendo os mesmos produtos. O diferencial para atrair os consumidores é o preço e as formas de pagamento. Isto fornece aos clientes um poder sobre a negociação, devido a proximidade das lojas concorrentes, o fato dos produtos serem equivalentes o leva a ter preferência de comprar onde estiver o melhor custo benefício aliado com boas condições de pagamento.
Poder de negociação dos fornecedores
Os fornecedores também possuem um poder de barganha alto. Não existe grande diferenciação entre os produtos da Selfshop e dos