media e sociedade
Porto
2011
Trabalho realizado por: Marta da Silva e Patrícia Correia
Para a disciplina de: Media e Sociedade
Sob a orientação de: Prof. António Machuco
Porto
2011
Índice
Índice 3
Introdução 4
Resumo 6
Partilha versus Privacidade 7
A interactividade 8
Os grupos 11
Os “amigos” no Facebook 13
Conclusão 14
Referências Bibliográficas 17
Introdução
A rede social Facebook surgiu no ano de 2004 e tem-se revelado um fenómeno desde então. Em 12 meses, o site criado por estudantes da Universidade de Harvard quase duplicou o número de visitantes únicos. Contando as visitas repetidas, o Facebook tornou-se o segundo maior site dos Estados Unidos em termos de acessos, ultrapassando até o gigante Yahoo. A rede social registava, em Dezembro de 2009, um total de 350 milhões de usuários, surpreendentemente, um quinto da população mundial com acesso à internet. Hoje contando com mais de 500 milhões de utilizadores, o Facebook é a maior e a mais utilizada de todas as redes sociais.
Seria de esperar que a rede fosse dominada maioritariamente por jovens, mas a verdade é que o Facebook não impõe barreira de idades. Com um aspecto simples mas atractivo, a rede social ganhou milhões de adeptos, pela sua facilidade de utilização e pela panóplia de ofertas que tem para os seus utilizadores, seja através de aplicações, partilhas de estados ou mesmo os jogos, como o famoso, e até problemático Farmville. O Facebook já não se trata apenas de uma simples rede social com o intuito de partilha, tendo também chegado às empresas, e principalmente aos meios de comunicação, sejam eles rádio, televisão ou imprensa escrita.
A pergunta que se coloca é: Mas, qual será o segredo do Facebook para atrair tantos usuários e se ter transformado, em apenas seis anos, no maior fenómeno entre as redes sociais?
Antes do Facebook podíamos já ser utilizadores de outras redes sociais, como, a título de exemplo, o hi5, que no entanto nunca atingiu a