DA IDADE MÉDIA A IDADE MODERNA: SOCIEDADE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO.
CORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
MONIK CAROLYNE FERREIRA MARQUES
DA IDADE MÉDIA A IDADE MODERNA: SOCIEDADE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO.
BATAGUASSU, MS
2014
MONIK CAROLYNE FERREIRA MARQUES
DA IDADE MÉDIA A IDADE MODERNA: SOCIEDADE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO.
Atividades apresentadas à disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação para fins de avaliação parcial, sob a orientação do(a) prof(a) Margareth Aparecida Quintino dos Santos e dos tutores Solange de Andrade Ribeiro e Iracema de Souza Reis no curso de Pedagogia, modalidade a distância, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
BATAGUASSU, MS
2014
SUMÁRIO
1 ATIVADE 1- DA IDADE MÉDIA A IDADE MODERNA: SOCIEDADE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO.
3
2
REFERÊNCIAS
4
Atividade 1
Antigamente era muito comum estabelecer datas para marca esse período de transição entre os períodos da história, agora se trabalha com acontecimentos, que demarca o fim e o começo de cada período.
A Idade Média se caracteriza pela economia ruralizada, o enfraquecimento comercial, feudalismo, cristianismo, e sociedade hierarquizada, que começou com as invasões bárbaras sobre o Império Romano. A Europa Ocidental era completamente fragmentada dos chamados feudos (países), e dentro de cada feudo quem estabelecia as regras eram os senhores feudais, ou também nobres. A principal atividade econômica era a agricultura, e quem trabalhava nessas terras eram os servos; Campesinato que fugiram das cidades depois da invasão dos bárbaros. Os proprietários dessas terras eram chamados de senhores feudais, e os camponeses trabalhavam em troca de segurança, moradia e subsistência. Prevaleciam as relações vassalagem e suserania, que era troca de favores entre servos e seus senhores. Como não eram donos das terras, deveriam