Cimento
Cimento é o nome dado a materiais pulverulentos que, ao serem misturados com água formam uma pasta que pode ser facilmente manuseada, endurecendo gradativamente até produzir uma massa compacta e de grande dureza ao depender do uso, podem ser divididos em três grupos principais cimentos endurecidos ao ar (pela ação do CO2), endurecidos em água e resistentes a ácidos.
Compreendem cimentos endurecidos ao ar são os de cal aérea, gipsita, e cal magnesiana. Para construções e rebocos emprega-se a cal, artigos estruturais e decorativos o gesso e no papel sulfite a cal magnesiana. A cal é obtidado calcário, do mármore, dolomita (CaCO3, MgCO3), giz e ostras por ação do calor; CaCO3 → CaO (cal) + H2O e durante seu endurecimento, reage com a água formando o hidróxido de cálcio que ao absorver o gás carbônico do ar regenera o carbonato de cálcio. O gesso, por sua vez, é obtido a partir da gipsita também por ação do calor; CaSO4.2H2O → CaSO4.0,5H20 (gesso) + 1,5H2O.
Os cimentos hidráulicos são usados no concreto reforçado pré-fabricado, partes de concreto estrutural e partes de concretos de edifícios,estruturas de subsolo e de engenharia hidráulica. As matérias primas para a fabricação de cimentos são geralmente materiais de ocorrência natural e, por vezes refugos industriais gipsita – CaSO4.2H2O, anidrita CaSO4, rocha calcária que é o calcário, giz, dolomita e mármore ,argila enxofre monoclínico, caulinita Al4Si4O10(OH)3 (branca), montmorilonita Al2(Mg, Fe)3Si4O10(OH)2.nH2O (rosada) e ilita KAl2Si4O10(OH)2 (branca) ,marga rocha sedimentar constituída de carbonato de cálcio argiloso, bauxita depósitos residuais aluminosos contendo argila, gibsita (H3AlO3 ou Al2O3.3H2O) e diásporo (Al2O3.H2O) Entre os refugos industriais temos a escória metalúrgica, lama da obtenção do NaOH (contém CaCO3), cinzas de pirita, e lama da manufatura industrial de alumínio.
Quando o cimento é misturado com uma quantidade adequada de água e de carga, produz-se