Cimento
Sumário
Capítulos e seções:
Página:
1. Introdução
6
2. Desenvolvimento
7
2.1. Composições do Cimento Portland
7
2.2. Propriedades Mecânicas e Reações
9
2.3. Fabricação
12
2.4. Armazenamento
17
2.5. Aplicações dos tipos de cimento
18
3. Conclusão
23
4. Referência Bibliográfica
24
1. Introdução A engenharia vem empreendendo conquistas cada vez mais surpreendentes. Através do emprego de vários recursos e o apuramento das técnicas, as possibilidades de se trabalhar com formas e dimensões promovem construções arquitetônicas cada vez mais ousadas. Contudo, para que isso fosse possível, foi primordialmente necessário que o homem inventasse algo que pudesse romper as barreiras impostas pelas rudimentares construções de barro e pedra.
Foi justamente pela necessidade de construções mais arrojadas que o cimento acabou se transformando em um dos mais importantes recursos da história da engenharia. Em suma, o cimento é um pó fino portador de propriedades de aglomeração, que se enrijece logo que entra em contato com a água.
Alguns pesquisadores supõem que esse tipo de material já teria sido notado pelo homem pré-histórico, quando o mesmo percebeu que as pedras próximas às fogueiras soltavam um pó que endurecia com a ação do sereno. Uma das mais antigas evidências de uso do cimento aparece nas pirâmides do Antigo Egito.
Ao longo do tempo, novas misturas e o aprimoramento dos fornos determinaram obtenção de novos tipos de cimento. O estudo sistemático dos mecanismos mecânicos e químicos do cimento abre caminho para que o ramo de construções possa almejar novas conquistas. Atualmente, os estudiosos envolvidos nesse tipo de pesquisa buscam materiais de maior resistência e durabilidade.
2. Desenvolvimento
2.1. Composições do Cimento Portland: 2.1.1. Clínquer: O clínquer é o principal item na composição de cimentos Portland, sendo a fonte de Silicato